Como tirar cheiro de suor do kimono do jiu-jítsu sem manchar
Tirar o cheiro de suor do kimono é uma dúvida muito comum de quem pratica artes marciais, como o jiu-jítsu.
É um esporte que requer movimentos intensos, que acaba gerando muita transpiração. Logo, é importante aprender como deixa-lo limpo e cheiroso.
Dessa forma, você estará demonstrando disciplina, visto que também é considerado como um ato de respeito com o próximo, por ser um esporte de contato.
Como lavar corretamente seu kimono após o jiu-jítsu?
Você pode lavar seu kimono à mão ou na máquina de lavar.
No entanto, se escolher lavar a peça na máquina de lavar, use ciclo curto para roupas delicadas e na água fria.
Sempre coloque-o para lavar ao contrário, para ajudar a tirar o cheiro de suor que fica no kimono.
Além disso, se estiver preocupado com o atrito da máquina de lavar no kimono, coloque algumas toalhas de banho na lavagem, assim será menor o contato.
Por fim, utilize um sabão de roupas especifico para esse tipo de fim, como o OMO Sports, que não possui alvejantes e não causa manchas.
Como tirar o cheiro de suor do kimono?
Devido aos odores corporais, é normal que o kimono fique com cheiro de suor após o treino. No entanto, com o tempo esse odor pode ficar impregnado.
Logo, se esse é o seu caso, você pode usar o vinagre branco para lavar roupas. Basta adicionar uma medida (copo americano ou xícara de chá) na hora de colocar na máquina.
No entanto, caso coloque para lavar apenas o kimono, sem nenhuma outra peça, coloque apenas meia medida, ou seja, meia xícara de vinagre branco.
Posso usar amaciante na lavagem do kimono?
Não é recomendado o uso de amaciantes para lavar o kimono, principalmente aqueles que são bem perfumados.
Primeiro, porque o amaciante pode causar incômodos no seu companheiro de treinos, e também pode acabar impregnando mais o cheiro de suor.
No entanto, caso faça questão, use o detergente neutro, que não tem odor!
Posso colocar meu kimono na secadora de roupas?
Sabemos que o tecido do kimono é pesado, e em dias chuvosos ou de frio, pode ser mais difícil que ele seque por completo.
No entanto, não é recomendado colocar o kimono na secadora, pois o calor pode fazer com as suas fibras encolham ou causar outro tipo de dano.
Por isso, deixe-o secando sempre na sombra, e em um local com boa circulação de vento.
Adicionalmente, um truque que vai te ajudar a seca-lo mais rápido é colocando álcool na máquina de lavar durante a lavagem (meia xícara de chá).