Como fazer a cura de assadeiras antiaderentes novas: O JEITO CERTO
Assim como as panelas antiaderentes, é necessário fazer a cura das assadeiras, para que elas mantenham a proteção por mais tempo.
Dessa forma, você terá assadeiras sem grudar os alimentos por muito mais tempo e poderá preparar receitas deliciosas, como o quibe assado no forno.
Por isso, veja a seguir o jeito correto para fazer o processo de cura, e aumente a vida útil das suas assadeiras e demais itens antiaderentes da sua casa.
Como fazer a cura de assadeiras antiaderentes?
Toda a panela que compramos antiaderente precisa passar pelo processo de cura. Logo, as assadeiras também precisam, mas a forma de fazer é um pouco diferente.
Para isso, comece retirando a assadeira da embalagem e tire todo o excesso de cola presente no seu interior ou em qualquer parte exterior.
Em seguida, com o auxílio de uma esponja bem macia e preferencialmente anti riscos, passe na assadeira com água e detergente neutro para tirar toda a sujeira.
Após isso, lave bem em água corrente e seque por completo usando um pano de prato limpinho.
Feito isso, com o auxílio de um pincel espalhe óleo em toda a assadeira, tanto na parte externa quanto na interna, e remova o excesso com papel toalha.
Leve ao forno preaquecido em 240° por 1 minuto e depois retire. Espere esfriar, e lave com detergente neutro.
Por fim, sua assadeira já estará pronta para uso após secar completamente!
Por que fazer a cura de assadeiras antiaderentes?
O processo de cura de itens antiaderentes é um processo antigo, feito por nossas mães e avós, usando óleo em toda a superfície em panelas de ferro.
No entanto, mesmo que os materiais tenham evoluído, esse processo ainda é válido, pois aumenta a vida útil dos produtos, permitindo que eles durem por muito mais tempo.
Nas panelas de ferro, o processo de cura evitava que ela enferrujasse logo nos primeiros usos, além de ficar mais resistente.
O mesmo ocorre nos produtos antiaderentes, porém a diferença é apenas a função do processo, que nesse caso, é para aumentar a durabilidade do teflon.
Quais são os principais cuidados com utensílios antiaderentes?
Além do processo de cura de assadeiras e panelas antiaderentes, existem outros cuidados que são importantes para manter a durabilidade, como:
- Evite riscos de qualquer tipo: use sempre materiais adequados, como plástico, madeira ou silicone;
- Lave sempre após o uso: assim, não terá o risco de alimento grudar e ter que recorrer a um processo que cause riscos ou danos ao material;
- Utilize esponjas anti riscos: esqueça as esponjas comuns e prefira aquelas que são anti riscos, para não correr o risco de riscar sua assadeira.
Dessa forma, você consegue manter suas panelas e assadeiras sem riscos, durando muito mais tempo!