4 benefícios da pimenta-do-reino na alimentação para aprender a consumir
Os benefícios da pimenta-do-reino na alimentação são inúmeros. Além do ingrediente ser nutritivo, ele pode tornar as suas refeições muito melhores.
Este é um item bastante comum no mundo todo, inclusive no Brasil, onde pimentas de diferentes tipos são valorizadas.
Contudo, muita gente ainda não sabe como usar corretamente este tempero e nem as vantagens de colocá-lo no prato.
Pois chegou o momento de mudar isso. Ao incluir no cardápio as receitas apimentadas com pimenta-do-reino seu paladar e saúde agradecem.
1.Realça o sabor dos alimentos
A pimenta-do-reino possui um composto chamado piperina, que é responsável por sua picância, característica principal do ingrediente.
Todavia, ela faz muito mais do que apenas apimentar a comida. Trata-se de uma substância que age como um potenciador natural de sabor.
Ela tem o poder de despertar as papilas gustativas e realçar os demais ingredientes presentes no prato.
Por exemplo, no filé com pimenta-do-reino ela não se sobrepõe ao sabor da carne, mas a intensifica. Assim, revela notas mais profundas e complexas.
2.Estimula o apetite
Outro dos benefícios da pimenta-do-reino para a alimentação é que seu aroma intenso e convidativo auxilia a despertar o apetite mesmo antes da primeira garfada.
Esse aroma estimula as glândulas salivares. Desse modo, ele prepara o paladar para a experiência gastronômica.
Além disso, suas substâncias contribuem para a produção de suco gástrico e facilitam a digestão dos alimentos.
Portanto, mesmo ao degustar de uma massa como o ravioli verde ao molho branco com pimenta-do-reino fresca, você não leva horas aguardando a digestão.
3.Combina com diversos ingredientes
A versatilidade da pimenta-do-reino na cozinha é, sem dúvida, um de seus maiores trunfos. Ela cabe em diferentes pratos, dos doces aos salgados.
Carnes vermelhas, aves, peixes, frutos-do-mar, legumes, saladas, sopas, molhos, massas, queijos, frutas doces, chocolate… a lista de combinações possíveis é enorme.
Por isso mesmo, o ingrediente é um verdadeiro convite para você superar barreiras gastronômicas e se jogar em receitas diferentes.
O fondue de queijo com vegetais é um exemplo. Ele combina a pimenta com diferentes sabores que ficam perfeitos na boca.
4.Preserva a integridade dos alimentos
Antes da refrigeração, a pimenta-do-reino era utilizada como um conservante natural de alimentos, assim como o sal.
E isso dava certo porque a pimenta conta com propriedades antibacterianas e antifúngicas que evitam a deterioração dos alimentos.
Mesmo com acesso à geladeira, hoje ainda podemos usar a pimenta para conservar por mais tempo o alimento. Após preparado, ele pode durar mais.
Ao preparar uma paleta assada com pimenta-rosa e pimenta-do-reino você pode guardar os restos para se deliciar na próxima refeição.