Chumbo no copo, plástico na margarina: o que mais você come sem saber
Recentemente, a fabricante Stanley admitiu que o copo térmico (de absoluto sucesso ao redor do mundo) possui chumbo em seu interior!
E esse escândalo, assim como outros como o caso Fugini, que apresentava riscos à saúde alimentar, expõe um problema que poucos falamos, que é a composição dos produtos que usamos diariamente, e estão na nossa geladeira.
Por isso, hoje falaremos sobre o caso da Stanley, e expor outras situações, que você ainda não deve ter ouvido falar (mas estamos aqui para te alertar).
Entenda o caso do chumbo no copo da Stanley
A Stanley, fabricante dos copos térmicos mais famosos do mundo, assumiu publicamente que há a presença do chumbo nas composições dos copos.
Essa declaração da empresa surgiu após clientes fazerem testes caseiros que indicavam a presença do metal nos copos da empresa.
No entanto, de acordo com uma nota oficial emitida, a Stanley informou que o chumbo está presente entre as camadas internas, e que não há contato com a área em que os consumidores utilizam.
O chumbo é usado para vedar a base dos copos, e que há um revestimento feito à base de aço inoxidável que impede o contato do consumidor com o metal.
E a margarina, é feita de plástico?
Esse é um assunto que rodou a Internet por muitos anos, e voltou à circular recentemente devido às recentes notícias. No entanto, a margarina é composta por óleos vegetais.
E essa notícia surgiu após a publicação de um post que dizia que a diferença da margarina para o plástico era de apenas uma molécula.
Mas, o real é que há uma pequena diferença da molécula do plástico para a margarina, e que muda completamente as características do componente.
Por isso, é importante sempre pesquisar e se informar, para evitar usar marcas que foram multadas por falta de higiene.
Produtos e alimentos que podem conter metais pesados como o chumbo
Infelizmente, os metais pesados estão mais presentes em nossas casas do que imaginamos.
Seja por composição dos produtos ou por contaminação do solo ou ainda no processo de fabricação.
De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Healthy Babies, Bright Futures (HBBF), a papinha de bebê industrializada contém metais pesados.
Mas, o que mais assusta, é que esse mesmo estudo revelou, que mesmo se for feita caseira, ainda pode ser incidência de metais pesados, como:
- Chumbo;
- Arsênio;
- Mercúrio;
- Cádmio.
Isso acontece devido à contaminação do solo ou uso de produtos agrotóxicos, como pesticidas, na produção dos alimentos, principalmente, frutas, legumes e cereais.