Cará ou inhame: as diferenças e como escolher os melhores
Embora tenham diferenças, cará e inhame são constantemente confundidos. Ambos fazem parte da culinária brasileira e dão origem a receitas deliciosas.
Ainda que parecidos, cada um tem suas próprias características e aplicações. Enquanto é possível fazer um ótimo picadinho de inhame, o cará oferece um refogado sem igual.
Esses alimentos são excelentes para incluir no seu cardápio, pois são nutritivos e saborosos.
Qual a diferença entre cará e inhame?
O inhame possui casca grossa e áspera, com poucos pelos. Sua polpa é geralmente branca ou rosada. Ela tem uma textura cremosa após o cozimento.
Já o cará tem uma casca mais lisa e fina em que estão presentes raízes superficiais. Sua polpa é branca ou amarelada. Ela tem sabor suave e textura menos cremosa que o inhame.
Além disso, o inhame possui folhas grandes, em formato de coração, enquanto as folhas do cará são menores e com formato semelhante a um coração alongado.
Qual é melhor, cará ou inhame?
Definir qual raiz é “melhor” depende do paladar pessoal e da receita desejada.
O inhame tem sabor mais marcante e textura cremosa. Assim, é ideal para purês e sopas. Mas, uma receita que se destaca é o creme de inhame com frango, que é perfeito!
O cará, por sua vez, apresenta um sabor mais delicado e textura macia. Assim, destaca-se em saladas, refogados, chips crocantes e até mesmo em doces.
No que se refere aos nutrientes, ambos são ricos e ótimos para o fortalecimento do organismo.
Quais receitas fazer com cará?
A versatilidade do cará permite a criação de receitas diversas. Elas são preparadas geralmente após o cozimento dele, necessário para amaciar a raiz
As opções de preparos incluem o cará refogado com legumes e temperos, bem como a salada de cará, em que ele é apresentado em cubos ou ralado junto a folhas verdes.
Os chips de cará são ótimos para beliscar. Dessa forma, basta acrescentar ervas finas para dar mais sabor, regular o sal e está prontinho.
Quais receitas fazer com inhame?
O inhame também está presente em diferentes preparos cheios de sabor e ricos em nutrientes.
O purê de inhame é um clássico. É perfeito para acompanhar carnes vermelhas, aves e peixes. Ainda, é muito utilizado na alimentação de bebês.
Já a sopa de inhame com frango é uma opção incrível para saborear durante o inverno e esquentar o corpo.
Por fim, para um bom lanche, aposte no biscoito de inhame para comer sem peso na consciência. Diferente e saboroso, ele é fácil de fazer e de levar na bolsa.