Como escolher melão: truque para achar maduros
Muitas pessoas têm dificuldade em escolher melão maduro e apropriado para o consumo. E isso é natural, na medida em que as consistências da casca e da parte interna divergem.
Porém, existem alguns truques que são excelentes para reconhecer se a fruta está madura e pronta para o consumo.
Com eles você pode comprar a fruta e usá-la no mesmo dia para fazer receitas deliciosas como picolé de melão, sucos e aperitivos diversos.
Cheire a base do melão
Ao comprar melões, um bom truque para entender se as frutas estão adequadas para o consumo é cheirá-las.
A base do melão – na parte oposta à haste da fruta – deve apresentar uma fragrância doce e bastante evidente.
Desse modo, quando a fruta não apresenta cheiro ou, então, possui um odor semelhante à grama, provavelmente ainda não está madura.
Verifique a base do melão
A base da fruta deve ceder levemente quando pressionada pelas pontas dos dedos. Por isso, faça o teste, que novamente ocorre ao lado oposto à haste.
Caso o local esteja muito firme, isso indica que você não deve escolher o melão, pois ainda não está pronto para o consumo.
Assim, você consegue identificar quando o melão está no ponto certo para preparar um delicioso suco de melão e gengibre.
Procure por manchas amareladas
Alguns tipos de melões, tais como o melão cantalupo, desenvolvem manchas amarelas na casca à medida que amadurecem.
Por isso, caso esteja comprando uma espécie como esta, procure por manchas douradas ou amarelas na casca ao escolher melão.
Adicionalmente, tem uma receita de salada de melão cantalupo com presunto parma que você precisa experimentar.
Peso
Os melões maduros geralmente são mais pesados, de modo que mesmo que pequenos possuem um peso considerável.
Isso se deve ao fato de que a água constitui a maior parte de um melão maduro. Assim, compare os pesos de frutas de tamanhos semelhantes na hora da escolha.
Assim, se estiver pensando em preparar uma entrada de melão e presunto crú, você sabe o peso ideal da fruta para estar no ponto certo.
Aparência geral
Ao escolher melão, também existem alguns truques mais simples, mas também eficazes, que ajudam na escolha de uma fruta adequada ao consumo.
Por exemplo, a casca do melão deve estar livre de cortes, contusões ou áreas moles. Portanto, deve ser uniforme e sem imperfeições.
Toque a casca da fruta
Ao comprar a fruta, toque levemente na casca dela. Ela deverá apresentar-se firme, mas não dura demais.
Além disso, não deve parecer muito macio; isso dá grandes indícios de que a fruta já passou do ponto e, portanto, não poderá ser aproveitada.
Aspecto da haste
Por fim, ao escolher melão também dê uma olhada no local em que a haste se encontra ou estava até a fruta ser colhida.
Trata-se do “umbigo” da fruta, um leve sinal na superfície. Ela deve estar limpa, sem sinais de presença de mofo ou de umidade em excesso.
Por fim, seguindo todas as dicas, você consegue encontrar a fruta perfeita para preparar uma deliciosa salada de frutas com melão.