Truque para esquentar a tapioca fria ou dura e conseguir deixar ela bem molinha
A tapioca é um preparo que ganhou o coração dos brasileiros, mas come-la fria sem esquentar, não é a melhor ideia.
Muitas pessoas comem tapioca recheada com os mais variados recheios de maneira bem frequente. Mas, quando a tapioca é feita, guardada e deixada para comer depois, você terá que esquentar a tapioca.
E esquentar a tapioca pode não ser algo tão simples assim, porque afinal, após ficar um tempo no refrigerador, a tapioca vai ficar dura. E nada pior do que uma tapioca dura, não é mesmo?
Então, vamos falar da maneira certa para você esquentar a tapioca e conseguir deixá-la bem molinha!
Assim, você pode preparar sua tapioca com o seu recheio favorito em um momento e consumi-la depois, com ela molinha. Veja a seguir no Receitinhas!
Como esquentar tapioca fria da maneira certa?
A primeira dica é não colocar a tapioca no refrigerador depois de pronta. Sem dúvida, se você fizer isso, ela vai ficar dura.
Dessa forma, o ideal é você fazer a tapioca, embalá-la em plástico filme e congelá-la. Com esse pequeno detalhe, na hora que você for esquentar a tapioca, ela sairá bem molinha.
Outra dica que ajuda a deixar a tapioca mais molinha quando você for esquentá-la é colocar uma pitada de fermento químico em pó na mistura da goma, ao fazer a tapioca. O fermento ajuda a tapioca “crescer”, formando bolhas de ar.
Ao ser congelada, o espaço formado pelas bolhas de ar será mantido e com isso, no momento que você for esquentar a tapioca, ela sairá molinha.
Esquentar no micro-ondas
Não tem segredo esquentar tapioca no micro-ondas. Basta usar uma potência média, para não desidratar totalmente o preparo.
E lembre-se que o ideal é descongelar a tapioca antes de esquentá-la. Você pode até descongelá-la no próprio micro-ondas, mas lembre-se de mudar a potência e o programa para “descongelar”, antes de aquecê-la.
Esquentar tapioca na frigideira
Você também pode esquentar sua tapioca pronta na frigideira. Mais uma vez, é importante que ela já esteja descongelada, antes de você esquentá-la na frigideira.
Comece usando uma frigideira antiaderente, assim, você não precisará usar muito óleo ou azeite. Só uma gotinha é suficiente. Coloque a tapioca na frigideira quente e depois, esquente-a em fogo baixo, até ficar do jeito que você quer.
Pronto! Seguindo esses pequenos truques que passamos, você vai deixar a sua tapioca molinha, depois de retirá-la do congelador e poderá saboreá-la quando quiser.