Como fazer fermento natural rápido + dicas especiais

fazer fermento natural
Prepare o Levain em casa - como esse do Site Le Plat du Jour

Ao fazer seu fermento natural é possível economizar com o ingrediente e, também, contar com um produto natural que você mesmo originou.

Com ele é possível fazer pão caseiro fácil, bem como uma série de outras receitas que necessitam fermentar para crescer, render e ganhar sabor.

O processo de fabricação do seu próprio fermento, aliás, é descomplicado. Basta seguir alguns passos simples e contar com um pouco de paciência.

Dia 1 – Preparo da base do fermento natural

fazer fermento natural
Conheça um pouco do processo de fazer o fermento natural – como esse do YouTube

Para começar o processo de fazer seu fermento natural, comece fazendo uma bolinha a partir da mistura com água e farinha de trigo integral.

Trata-se do preparo e cultivo do Levain, uma cultura de bactérias benéficas à saúde e de leveduras que fazem as massas crescerem.

Quando ela estiver com uma consistência que dê para modelar, enrole-a e, em seguida, coloque-a em um recipiente de vidro, com tampa e água limpa.

Guarde-o fora da geladeira por 24 horas. Durante este período, a natureza começará seu trabalho de proliferação de bactérias benéficas à saúde e de leveduras.

Dia 2 ao 10 – Alimente seu fermento natural

A partir do primeiro dia após fazer a base do fermento natural, diariamente será necessário adicionar mais farinha e água à mistura.

Para isso, comece retirando a bolinha de massa de dentro do pote de água. Caso ela se desfaça em mais partes, cate cada uma delas e junte-as.

Então, adicione à bolinha mais farinha e mais água, de modo a aumentá-la um pouco a cada dia. Logo depois, guarde-a novamente no recipiente.

Antes de fazê-lo, troque a água que está no pote de vidro. Depois disso e de adicionar a bolinha de farinha, tampe-o e deixe fora da geladeira por 24 horas.

Dia 11° – Finalizando o fermento

fazer fermento natural
Olha o fermento natural do Blog do Pão

A partir do 10° dia é possível finalizar o processo de fazer o fermento natural. Para isso, coloque em um recipiente 80 ml de água.

Ao fazê-lo, use parte da água do pote em que estava a bolinha de farinha e parte de água limpa, nova. Então, adicione 100 gramas de farinha de trigo branca.

Também coloque no mesmo pote a bolinha de farinha e água, que foi alimentada diariamente. Deixe o pote tampado, fora da geladeira, por mais 24 horas.

Por fim, ele está pronto para uso.

Como usar o fermento natural?

O levain pode ser utilizado em diferentes receitas. Por exemplo, como o pão de fermentação natural, bolos, tortas e outros tipos de massas.

Para usá-lo, multiplique por 5 a quantidade de fermento biológico requerida na receita. Por exemplo, caso sejam necessários 10 g dele, use 50 g de fermento natural.

De resto, basta seguir a receita normalmente. Assim, use o fermento que você mesmo fez e aproveite-o em receitas diversas.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Molho pesto com castanha de caju receita
Molhos Molho pesto com castanha de caju
Tempo 15m
Porção 2 Porções
Bolo integral de frutas  receita
Bolos e Tortas Bolo integral de frutas
Tempo 45m
Porção 12 Fatias
Torta de frango saudável receita
Pratos Principais Torta de frango saudável
Tempo 25m
Porção 4 Porções
Cueca virada fit receiita
Biscoitos Cueca virada fit
Tempo 24m
Porção 4 Porções