Como guardar comida do São João na geladeira?
As festas de São João são marcadas por fatura à mesa, onde tem sempre uma comida que sobra bastante, sendo necessário guardar na geladeira após o festejo.
Mas, como guardar corretamente? Quais são os principais cuidados? E principalmente qual o tempo que qual alimento pode ficar armazenado sem riscos?
Tire todas as suas dúvidas a seguir e saiba como guardar as delícias juninas para comer depois, e seguir sentindo o sabor das festas juninas.
Quais são as comidas que podemos guardar na guardar na geladeira?
A maioria das comidas que são preparadas nessa época do ano são os caldos, os assados e principalmente os doces. Mas, cada um deles tem um cuidado a ser tomado.
Caldos e sopas em geral
Nas festas juninas, sempre tem pelo menos 1 opção de sopa ou caldo, sendo a mais tradicional a sopa de ervilha, já que as noites normalmente estão bem geladas.
No entanto, para guardá-las, a melhor forma é colocar em um recipiente com tampa, para evitar que entre água na geladeira.
Ela também pode ser congelada, para comer posteriormente. Na geladeira, ela dura de 5 a 7 dias. E no congelador, por cerca de 30 a 90 dias em pote de vidro.
Canjiquinha
Nesse caso, não estamos falando da famosa receita de canjica, e sim da canjiquinha, é uma opção de creme servido nas festas juninas.
A receita de canjiquinha com bacon é uma excelente opção para servir nas festas, ela aquece e alimenta.
Contudo, ela deve ser armazenada da mesma forma que a sopa de ervilha, sempre em um pote com tampa, podendo ser levada para o congelador.
O tempo de armazenagem é mesmo, de 5 a 7 dias na geladeira e de 30 a 90 dias no congelador, armazenado em pote de vidro.
Canjica doce
A canjica doce é uma comida bem típica das festas de São Joao, sendo muito comum sobrar bastante para guardar na geladeira.
No entanto, ela requer alguns cuidados na hora de armazenar, como:
- Ferver toda a canjica antes de guardar
- Colocar em potes individuais na geladeira
- Congelar tudo que não for consumido em 2 dias
Lembre-se que a canjica é feita à base de leite integral e leite de coco, que é mais fácil de azedar em casos de armazenagem inadequada.
Milho cozido assado
O milho cozido não pode faltar nas festas juninas, e quando é feito em grandes quantidades, é possível comê-lo posteriormente, após as festas.
Para isso, basta colocar os milhos cozidos em uma vasilha com tampa e água, e leve-o para a geladeira. Dessa forma, ele pode ser consumido em até 7 dias após o preparo.
No entanto, caso seja consumido no dia seguinte, basta enrolá-los individualmente em papel filme pvc e coloque no forno ou no micro-ondas.