O mungunzá mais cremoso do São João: REVELAMOS RECEITA AQUI
Mais um junho chegou e, com ele, as festividades juninas! Elas carregam muita tradição, inclusive em pratos. Um dos que faz sucesso nesta época é o mungunzá cremoso.
Ele é um preparo feito de milho. Sua aparência e textura são semelhantes a de um mingau. Por isso, é visto geralmente como uma das receitas de festas juninas reconfortantes.
Para que ele apresente a textura e sabor correto é necessário seguir uma boa receita. Somente um preparo de qualidade poderá oferecer a cremosidade esperada.
Qual o segredo do mungunzá cremoso?
O ideal é que as receitas de mungunzá para festas juninas se apresentem lisinhas, sem aquela textura áspera.
Para isso há um segredinho especial: paciência! Você precisa cozinhar o milho em fogo baixo, por tempo suficiente. Isso é fundamental para a cremosidade do prato.
Além disso, o tipo de milho também influencia. Ao comprá-lo, dê preferência ao branco. Ele também é conhecido como “milho canjica” e garante uma textura mais delicada.
Como escolher o milho para fazer o mungunzá?
O milho do seu munguzá faz toda a diferença no sabor e na textura da receita. Por isso, preste atenção na hora de escolhê-lo.
Observe se os grãos estão brilhantes e com cor uniforme. Evite aqueles que apresentem manchas escuras ou aspecto quebradiço.
Por melhor que seja a qualidade do milho escolhido, certifique-se de deixá-lo de molho. Isso ajuda no cozimento uniforme e mais rápido.
Quanto tempo o mungunzá precisa descansar?
Deixar o mungunzá descansar após o cozimento faz toda a diferença no sabor e na cremosidade.
O ideal é deixá-lo na panela por pelo menos 30 minutos. Abafe-o com uma tampa durante este período.
Com isso, você ajuda os grãos a terminarem de absorver o líquido. Assim, os sabores se intensificam no seu mungunzá cremoso.
Como dar um toque especial de sabor no mungunzá?
Incrementar o sabor do mungunzá com doce de leite cremoso é mais fácil do que se imagina. Uma das opções é adicionar especiarias no cozimento, como canela em pau, cravo e anis estrelado.
Para quem gosta de um toque agridoce, uma boa alternativa é adicionar coco ralado fresco e leite de coco. Faça isso na finalização do preparo.
É possível fazer mungunzá cremoso vegano?
Sim! Quem não come produtos de origem animal não precisa ficar de fora do arraiá. O mungunzá cremoso é uma das tantas receitas que permite adaptações.
Substitua o leite integral tradicional por leite de coco, bebida de amêndoa ou outro leite vegetal.
Ao finalizar, prefira açúcar de coco ou outro adoçante natural ao invés de leite condensado.