O que é cueca virada? Conheça a receita viral que é procurada todo dia
O que é cueca virada? Você já ouviu falar nessa receita deliciosa? Não se preocupa, por ser uma sobremesa regional, nem todos conhecem.
A cueca virada é uma receita de sobremesa tradicional, simples e deliciosa, que tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente nas redes sociais.
E por isso, hoje você vai aprender tudo sobre ela, para que você possa levar um pouco da cultura de outras regiões para sua mesa.
O que é cueca virada?
A cueca virada é uma iguaria simples, típica de algumas regiões do Brasil. Trata-se de um doce frito, preparado à base de farinha de trigo, açúcar e ovos, que é crocante por fora e macia por dentro.
O nome “cueca virada” se refere ao formato da massa, que ao ser frita se assemelha a uma “cueca” ou peça de roupa que vira, formando camadas crocantes.
Este doce pode ser polvilhado com açúcar e canela ou até mesmo servido com uma calda doce, o que o torna ainda mais saboroso.
A cueca virada é conhecida por seu preparo simples, o que faz com que ela seja uma receita fácil de ser feita, ideal para quando a vontade de comer algo doce surge de repente.
Como preparar a receita de cueca virada?
Fazer a receita de cueca virada em casa é muito simples e rápido. A receita requer poucos ingredientes e não leva muito tempo para ficar pronta. Para fazer a receita clássica, você vai precisar de:
- Farinha de trigo;
- Ovos;
- Açúcar;
- Fermento para bolos;
- Sal;
- Manteiga;
- Açúcar e canela.
Em uma tigela, coloque as duas xícaras de farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Acrescente os ovos e mexa bem até obter uma massa homogênea.
Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo até que fique bem fininha. Com uma faca ou cortador, corte a massa em tiras retangulares ou em formato de quadrado.
Aqueça o óleo em uma frigideira funda e, quando estiver bem quente, coloque as tiras de massa para fritar. Frite até que fiquem douradas e crocantes.
Qual a diferença entre cueca virada e orelha de gato?
Embora a cueca virada e a receita de orelha de gato compartilhem algumas semelhanças, como o fato de serem doces fritos e crocantes, elas têm algumas diferenças notáveis, tanto no preparo quanto no formato.
Forma
A orelha de gato tem o formato mais arredondado ou em formato de meia-lua, enquanto a cueca virada possui uma forma retangular ou quadrada, com a massa dobrada, criando camadas crocantes.
Ingredientes
Ambos os doces utilizam farinha de trigo, açúcar e ovos, mas as orelhas de gato, tradicionalmente, podem ter um pouco mais de açúcar na massa e uma espessura mais fina do que a cueca virada.
Origem
A orelha de gato é um doce que pode ser encontrado em várias regiões do Brasil, mas comumente associado a festas tradicionais.
Já a cueca virada tem uma forte presença no interior do Brasil, sendo muito popular em algumas regiões do Nordeste e Sul.