Canjica, munguzá, pamonha... qual a receita MENOS querida do São João?
As delícias juninas fazem a boca salivar. Mas nem sempre é assim! Alguns pratos disputam o pódio de receita menos querida de São João.
Afinal, as receitas de São João são diversas. Elas podem ser feitas com diferentes ingredientes e a maioria remete à roça e à produção agrícola.
Porém, nem todas as texturas e sabores agradam a todos. Mas isso não é um problema, uma vez que a mesa junina costuma ser repleta de delícias e não faltam opções.
Por que a canjica às vezes não agrada a todos?
A canjica é um prato tradicional das festas juninas, mas também é uma das receitas menos queridas das festas de São João.
Apesar de sua popularidade, há quem não aprecie sua textura. Ainda, a presença de açúcar pode parecer exagerada para muitos, o que faz com que ela fique enjoativa.
No entanto, outra crítica comum é a presença de cravos. Mesmo assim, é um clássico que não pode faltar nas festas juninas.
O munguzá é realmente impopular?
O munguzá, ou mungunzá, é outro prato típico das festas juninas. Feito com milho, ele é adocicado, mas menos doce que a canjica. Sua consistência parece um mingau grosso.
Mas, enquanto alguns acham que o munguzá é simples demais, outros torcem o nariz para o prato em razão da textura.
Pamonha: por que é a receita menos querida do São João (para alguns)?
A pamonha, feita de milho-verde, pode ser encontrada doce ou salgada. Apesar de ser um clássico, não é unanimidade entre os participantes das festas juninas.
Todavia, a textura da pamonha, que é firme e pegajosa, não agrada a todos. Isso faz com que muitas pessoas a evitem.
O processo de preparo também pode ser um fator. Ele é trabalhoso e requer habilidade para enrolar a pamonha na palha de milho.
Como escolher a melhor receita para o São João?
Escolher a melhor receita para o São João depende do gosto pessoal de cada um. Por isso, pense nas suas preferências e de seus convidados.
Cada prato tem suas particularidades e encantos. A canjica é doce e cremosa, ideal para quem gosta de sobremesas mais suaves. O munguzá, menos doce, é mais leve.
Já a pamonha é um clássico que se apresenta em sabor doce e salgado. Por isso, pode agradar diferentes paladares. Mas, como todas as receitas, pode ter quem ame, e quem odeie.
Por fim, o melhor a fazer é garantir pluralidade de pratos. Com isso, mesmo que alguém se depare com sua receita menos querida de São João, terá outras opções para degustar.