Almondegas de soja
Quem é vegetariano está sempre em busca de novas receitinhas que possa substituir a carne, não é mesmo? E uma versão gostosa pra fazer no dia a dia é, sem dúvida, essa receita de almôndegas de soja. Baratinha, ela é perfeita para servir com os mais diversos molhos.
Como fazer almondegas de soja
- 200 g de proteína de soja
- 2 ovos
- Sal a gosto
- Cominho a gosto
- Páprica picante a gosto
- Alho em pó a gosto
- 1 cebola
- 1/5 de pimentão
- 3/4 xícara de chá de amido de milho
- 1. Em uma tigela, coloque a proteína de soja já hidratada, os ovos e misture bem.
- 2. Adicione o sal, os temperos e misture novamente.
- 3. Acrescente a cebola ralada, o pimentão bem picadinho e misture até ficar homogêneo.
- 4. Coloque o amido de milho e vá misturando até dar o ponto desejado.
- 5. Formate bolinhas do tamanho que preferir e frite até ficarem douradinhas.
- 6. Sirva com o tipo de molho que preferir.
- Para hidratar a proteína e tirar aquele gostinho forte da soja, o pulo do gato é colocar algumas gotinhas de limão na água quente. Depois, é só deixar alguns minutinhos, escorrer bem e pronto, você já tem a sua soja perfeita para usar.
- Sirva com um arroz e feijão quentinhos e aquela salada de respeito. Com essa receita, até que não é muito fã de comidas vegetarianas vai se apaixonar.
Na hora de saborizar, use e abuse dos temperos. Se quiser dar aquele toque especial, você pode optar por páprica defumada ou fumaça líquida, por exemplo. Depois de fritar as almondegas, invista em um molho bem gostoso, seja ele de tomate, branco, rose ou aquele que você mais gostar.
👏 TAMBÉM É BOM: Almôndegas veganas
Por que tem que deixar a soja de molho?
Deixar a soja de molho é um passo importante no preparo de diversos pratos à base desse ingrediente. Isso ocorre porque a soja contém substâncias como os inibidores de tripsina, que podem dificultar a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo humano.
O processo de demolhar a soja em água ajuda a eliminar esses inibidores, tornando os nutrientes presentes na soja mais disponíveis e fáceis de serem absorvidos durante a digestão.
Além disso, o molho também reduz a presença de fitatos, que podem interferir na absorção de minerais como cálcio, ferro e zinco.
Portanto, deixar a soja de molho não apenas facilita a digestão, mas também melhora a biodisponibilidade dos nutrientes presentes nesse alimento, tornando-o mais saudável e nutritivo.
Mais alguma dúvida de como preparar almôndegas de soja? Confira também: Almôndegas de lentilha.