biscoito de polvilho azedo frito
Receita de biscoito de polvilho azedo frito que não estoura e que fica igual ao da vovó Palmirinha: bem sequinho e tudo de bom para um café da tarde especial com os filhos e a família. Prepare um café e vamos aprender a fazer!
Como fazer biscoito de polvilho azedo frito?
- 500g de polvilho azedo
- 1 xícara de água
- 1/2 xícara de óleo
- 2 ovos batidos
- 1 colher de chá de sal (ou a gosto)
- Óleo para fritar (o suficiente para encher uma panela funda)
- Numa panela, ferve a água e o óleo juntos. Depois, escalda o polvilho com essa mistura. Vai misturando até formar uma massa meio granulada.
- Espera a massa esfriar um pouquinho pra não virar omelete de polvilho com os ovos, viu.
- Coloca os ovos batidos e o sal na massa e mistura bem. Você vai ver que ela vai ficar bem mais lisa e fácil de manusear.
- Agora vem a parte divertida: pegue porções da massa e enrole, fazendo tirinhas ou até mesmo anéis, como você preferir.
- Enquanto você faz isso, já deixa o óleo esquentando. Tem que estar quente, mas sem fumaçar, tá?.
- Antes de fritar, dá uma furadinha nos biscoitos com um garfo. Isso ajuda a não estourar, como eu já te contei.
- Com o óleo no ponto, coloca os biscoitos pra fritar. Eles vão subir e dourar rapidinho. Tira e coloca num papel-toalha pra escorrer o excesso de óleo.
Prontinho, meu bem! Agora você tem um lanchinho delicioso, que lembra casa de vó e faz sucesso com todo mundo. Experimenta fazer e depois me conta como ficou, tá? Beijinhos!
❤️Mil receitas de biscoitos que bombam em nosso blog!
Por que o biscoito de polvilho frito estoura?
Sabe o que acontece? O polvilho tem uma certa quantidade de umidade, né? Quando você joga o biscoito no óleo quente, essa água quer evaporar rapidinho e aumenta o volume lá dentro.
Daí, dependendo de como foi feita a massa, essa água não acha saída fácil e PÁ! Estoura o biscoito. Às vezes assusta até a gente na cozinha.
Como fazer pro biscoito de polvilho não estourar?
Para evitar que o biscoito de polvilho vire fogos de artifício na sua cozinha, tem uns truques que eu uso aqui em casa. Primeiro, o óleo tem que estar bem quente, mas não fervendo, tá? Algo em torno de 180ºC tá ótimo.
Segundo, não deixa a massa muito úmida; se for preciso, acrescente mais um tantinho de polvilho. E por último, antes de jogar o biscoito no óleo, faz uns furinhos neles com um garfo, para dar espaço pra essa umidade sair quando estiver fritando.
E olha, uma coisa que eu costumo fazer é fritar um biscoitinho de teste antes de jogar todo o resto. Aí dá pra ajustar o que for preciso sem estragar a fornada toda.
Então é isso, querido. Com esses cuidados, dá pra fazer biscoito de polvilho frito que é só alegria!