Bolo de fubá fofinho
Bolo de fubá é sinônimo de acalanto. Você pode até matar as saudades comprando um pedaço em alguma padaria ou mercado, mas bom mesmo é quando ele vem acompanhado de um café fresquinho servido por algum ente ou amigo querido.
Para o cenário ficar ainda mais irresistível imagine-se sentado à mesa de uma cozinha de roça à espera do momento em que o bolo sai do forno quentinho, pronto para lhe acolher.
Na cidade, o bolo de fubá ganhou um espaço privilegiado e, dependendo do contexto, vem até adquirindo ares de sofisticação. Oxalá não perca sua identidade!
Vale lembrar que para além de seu sabor único e especial
O bolo de fubá também exerce um protagonismo no fortalecimento de nossa cultura marcando presença em quermesses e festas de São João. Na verdade, já foi incorporado e tem sido, ao longo do tempo, devidamente reverenciado pelos brasileiros.
O fubá, o ingrediente principal dessa receita carrega muitas propriedades terapêuticas. Quem não se lembra das famosas papinhas de fubá para ajudar no crescimento e a curar a anemia?
Hoje, a ciência já descobriu um número expressivo de benefícios do fubá para a saúde, como o controle da diabetes, a absorção de cálcio e o fortalecimento do sistema imunológico.
A receitas de bolo e outras coisas com fubás
“Os antigos” sabiam muito e na base da experimentação foram criando receitas para todos os gostos. Foi quando nasceram as papinhas/mingaus/bolos que aquecem o coração e aliviam as dores da alma.
A criatividade ganhou asas nesta receita e muitas variações começaram a surgir com o acréscimo da goiabada, o coco ralado salpicado por cima e a sempre bem vinda erva doce.
O fato do fubá ser uma farinha de milho super fina contribui para a confecção de bolos deliciosos, carregados de um aroma rural, inconfundível e revigorante.
Sobre o bolo que apesentamos aqui vale dizer que a tentativa foi chegar o mais próximo possível de sua versão original e, portanto, a mais simples.
Nesta receita batemos as claras para depois misturar o restante dos ingredientes para deixar o bolo mais fofinho. Espero que gostem! Confira também outras variações dessa receita em nosso site:
- Bolo cremoso de fubá de liquidificador
- Bolo cremoso de fubá
- Bolinho de fubá com banana
- Broinhas de fubá com goiabada
Veja a nossa receita de bolo de fubá abaixo e conte-nos o que achou nos comentários!
- 5 ovos
- 250g de açúcar
- ¾ xícara de farinha de trigo
- 1 e ½ xícara de fubá
- ¾ xícara de óleo
- ½ xícara de leite de coco
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 colher (chá) de semente de erva doce
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para polvilhar a forma
- Bata as claras na batedeira.
- Reserve as claras batidas em neve numa vasilha.
- Volte para a batedeira e bata as gemas com o açúcar.
- Em seguida, despeje na mistura de gemas, a farinha de trigo, o fuba, o óleo, o leite de coco, o fermento e a erva-doce e bata.
- Por último, adicione as claras e misture levemente com a colher de pau.
- Coloque a massa numa forma de pudim, de 22cm, untada e enfarinhada.
- Leve ao forno a 220º até dourar e o palito sair limpo.
Há cidades no interior que costumam acompanhar esse bolinho com um pouco de manteiga. Vale muito à pena experimentar.