Filé de peixe gratinado
User Review
( votes)Essa receita de filé de peixe gratinado é um ótimo acompanhamento para seu almoço de domingo. Além de ser muito saboroso, pode ser servido como acompanhamento de diversos pratos, com certeza esse prato vai agradar você e sua família.
Como fazer filé de peixe gratinado?
- 600 gr de filé de peixe branco de sua preferência (tilápia e merluza são ótimas escolhas)
- Suco de 1 limão
- 500 gr de batata
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 100 gr de queijo ralado de sua preferência
- Azeite de oliva
- Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto
- Tempere os filés de peixe com sal, pimenta do reino e suco de limão, reserve.
- Descasque e corte as batatas em rodelas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em água fervente ou até que estejam macias. Escorra as batatas e reserve.
- Em uma panela, com fogo baixo, adicione a manteiga e um fio de azeite. Quando a manteiga derreter adicione a farinha de trigo e misture bem. Junte aos poucos o leite, mexendo constantemente. Coloque uma pitada de sal, pimenta do reino, noz moscada e cerca de 30 gr do queijo ralado. Mexa até engrossar e reserve.
- Em seguida, regue uma forma com um fio de azeite e faça camadas com a batata cozida. Por cima, coloque os filé de peixe temperados e cubra com o molho. Para finalizar, despeje o restante do queijo ralado.
- Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos ou até que esteja dourado.
- Retire do forno e sirva ainda quente.
😋 E TEM MAIS PEIXE DELICIOSO: Filé de merluza frito 😋
Qual filé de peixe tem menos espinha?
Em geral, os filés de peixe já apresentam poucas espinhas. Contudo, o filé de tilápia e o filé de merluza são os favoritos nesse quesito. Além de apresentarem poucas espinhas, tem um ótimo custo benefício.
Precisa lavar o filé de peixe?
Apesar de lavar carnes cruas, como a do frango e a do peixe, em água corrente ou em vinagre ser um hábito comum, essa prática não é necessária e não traz nenhum benefício.
Qual a diferença entre posta e filé de peixe?
A posta é um corte do peixe feito de forma perpendicular à espinha, o que faz com que esse corte apresente pedaços do osso dorsal e espinhas. Já o filé de peixe é cortado em paralelo à espinha, fazendo com que fique livre do osso e das espinhas.