Filé mignon ao molho madeira
Aprenda a como fazer receita de filé mignon ao molho madeira! Eu adoro fazer naquelas noites especiais, fica muito bom, sem contar que é muito prático e delicioso. Fica pronto rápido e não tem como errar, até quem não manja muito de modo de preparo consegue acertar o ponto. Bora lá!
Como fazer filé mignon ao molho madeira?
- 4 bifes de filé mignon
- Sal e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola média, picada em cubos
- 5 dentes de alho, picados
- 200 ml de vinho madeira
- 200 ml de caldo de carne
- 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em água
- 1 xícara de cogumelo
- Passe pimenta e sal nos bifes.
- Adicione a manteiga e o azeite em uma panela, grelhe cada lado por cerca de 5 minutos, não muito para que não fique duro.
- Reserve.
- Na mesma frigideira, adicione a cebola e o alho, que já devem estar picados, refogue bem e adicione o vinho madeira até o álcool evaporar.
- Acrescente o caldo de carne junto ao amido, deixe engrossar.
- Coloque os bifes novamente.
- Termine com os cogumelos, incorpore bem e aproveite o sabor!.
Qual vinho combina com filé mignon ao molho madeira?
Para combinar com o sabor intenso do filé mignon ao molho madeira, opte por um vinho tinto encorpado e com taninos suaves, como um Merlot, Cabernet Sauvignon ou Malbec. Esses vinhos complementam o prato e equilibram os sabores, criando uma harmonização deliciosa.
Como fazer um medalhão suculento?
Para fazer um medalhão suculento, é importante escolher uma peça de filé mignon fresca e de boa qualidade. Tempere com sal e pimenta a gosto. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite ou manteiga em fogo médio-alto.
Sele os medalhões por todos os lados, deixando-os dourados por fora e suculentos por dentro. O tempo de cozimento depende do ponto desejado, mas geralmente é de 3 a 5 minutos de cada lado para um ponto médio.