pão manhoso
Aprenda a como fazer esta receita prática de pão manhoso: uma tentação quando se fala de amor e praticidade no seu dia a dia. Fica com uma massa perfeita e vai querer comer em todos os seus cafés da manhã.
Como fazer pão manhoso?
- 4 xícaras de farinha de trigo (e um pouquinho mais para a sova e para polvilhar)
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 1 e 1/2 xícaras de água morna (cuidado para não estar quente!)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de óleo ou manteiga derretida
- Ativar o fermento: Primeiro, misture o fermento com a água morna e o açúcar em uma tigela pequena. Deixe descansar por uns 5 a 10 minutinhos, até começar a formar uma espuminha.
- Misturar os ingredientes: Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Faça um buraquinho no meio e despeje o fermento ativado e o óleo ou a manteiga..
- Sovar a massa: Misture tudo com uma colher de pau ou com as mãos até formar uma massa. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove por uns 10 a 15 minutos. Tem que por amor nesse momento, viu?.
- Descanso: Coloque a massa em uma tigela untada e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um lugar quentinho por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
- Modelar e Segundo Descanso: Depois que a massa crescer, dê uma sovada rápida para tirar o ar e modele os pães como preferir. Coloque em uma forma untada e deixe descansar por mais uns 30 minutos.
Assar: Preaqueça o forno a 180 graus Celsius e asse os pães por cerca de 25 a 30 minutos, até ficarem douradinhos.
🍞 Para testar junto: trança de pão
Qual segredo para deixar o pão fofinho?
Ah, meu amor, fazer pão em casa é uma das minhas atividades favoritas, e o segredo para um pão fofinho está em alguns detalhes cruciais.
Primeiramente, a qualidade do fermento é fundamental. Tem que ser fresquinho! Outro ponto importante é a água: ela deve estar morna, nem quente nem fria, para ativar o fermento corretamente.
Agora, a sova! Ah, a sova é como um carinho que você dá à massa. Isso ajuda a desenvolver o glúten e faz com que o pão fique bem fofinho.
E, por último, mas não menos importante, é o tempo de descanso. A massa precisa descansar para que o fermento faça o seu trabalho.
Quanto tempo sovar o pão?
A sova é um passo que não dá pra pular, viu? Para um pão caseiro, eu costumo sovar a massa por uns 10 a 15 minutos. Claro, se você tiver uma batedeira com gancho para massas, isso pode ser um pouco mais rápido.
O importante é que você sinta a massa ficando mais lisa e elástica. Você vai saber que terminou quando a massa estiver suave e elástica, e não grudar mais nas mãos ou na tigela.
Então, é isso! Um pouco de amor, atenção aos detalhes, e você terá um pão caseiro fofinho que vai fazer o maior sucesso!
Quais são as melhores receitas de pão?
Aqui no Receitinhas contamos com centenas de receitas de pão, uma melhor que a outra, para que fique de boca aberta quando se fala de sabor no dia a dia. Nunca mais dependa das versões vendidas em supermercados e padarias.
Uma das receitas mais cobiçadas por diabéticos e pessoas que estão de dieta é este maravilhoso pão low carb de aveia. Uma das perfeições de outro mundo, que não tem como resistir.
Também sugerimos o pão doce, que é de dar água na boca. Você não vai conseguir parar de comer esta delícia, combina muito bem com uma geleia de frutas vermelhas ou, quem sabe, de ameixa ou uva. Bonzão!
O pão caseiro tradicional também é impecável, ele precisa ser sovado para que fique macio igualzinho ao pão de leite, prepare esta maravilha somente quando estiver com tempo.