Quentão tradicional
Uma excelente opção para espantar o frio e aproveitar a celebração das festas juninas é o quentão tradicional, receita a base de cachaça e temperada com especiarias que é um sucesso absoluto. Aprenda a fazer em casa com essa receita que vai conquistar seus convidados.
Como fazer quentão tradicional?
- 600ml de cachaça
- 600ml de água
- 500g de açúcar
- 50g de gengibre em pedacinhos
- 1 maçã cortada em pedacinhos
- Casca de 2 laranjas
- Casca de 1 limão
- Cravo-da-índia a gosto
- Canela em pau a gosto
- Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, a maçã, o cravo e a canela.
- Quando o açúcar estiver derretendo, adicione a cachaça e a água.
- Deixe cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos em fogo médio.
- Você pode servir apenas o líquido coado ou com os pedaços de maçã.
Qual é a diferença do quentão e do vinho quente?
Depende. Em algumas regiões do Brasil, tanto o quentão de cachaça quanto o vinho quente são conhecidos como quentão, diferenciando apenas como quentão de vinho ou quentão de cachaça.
Em outras, o quentão é o nome atribuído a receita preparada com cachaça enquanto a versão preparada com vinho é conhecida como vinho quente. Ambas as receitas têm preparo semelhante e levam ingredientes como maçã, laranja, gengibre e especiarias.
O álcool do quentão tradicional desaparece no preparo?
Não. O quentão continua tendo álcool, a quantidade de álcool da bebida diminui durante o seu preparo, por ir ao fogo, no entanto não tem uma queda elevada. Assim, o quentão continua sendo uma bebida alcoólica e não deve ser consumida por quem vai dirigir ou não pode ingerir álcool.
Melhores receitas de quentão
Confira também como fazer a versão de vinho do quentão, também conhecida como vinho quente, outra opção super saborosa para aquecer a sua festa junina.