Rosca caseira
Essa receita de rosca caseira da roça lembra muito o tempo da vovó! No modo de preparo, usamos as grandes técnicas da vovó Palmirinha, para deixar tudo ainda mais gostoso e prático, sabe? Eita coisa boa. Sem mais demoras, vamos logo ao que viemos fazer aqui!
Como fazer rosca caseira?
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar mascavo (pra dar aquele gostinho da roça)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pacotinho de fermento seco (uns 10g)
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de água morna
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de erva-doce ou canela (ou ambos, se você for desses!)
- 1 ovo batido com um pouquinho de café forte pra pincelar (o famoso truque da cor!)
- Juntando os secos: Bota a farinha, o açúcar mascavo, o sal e a erva-doce ou canela numa bacia. Mistura bem, viu? É pra ficar tudo bem juntinho.
- Ativando o fermento: Num copo, mistura o fermento com a água morna e deixa ele agir uns minutinhos. Vai ficar meio espumoso, é assim mesmo..
- Mão na massa: Agora, junta o óleo, os ovos e o fermento ativado na mistura de secos. Mistura tudo até ficar uma massa bem bonita.
- Descanso da massa: Tapa a massa com um pano e deixa ela descansando. Aqui, o segredo é o descanso, tá? Uma horinha já faz maravilhas.
- Modelando a rosca: Pega pedaços da massa e faz cordões. Entrelaça esses cordões pra fazer a forma da rosca. Coloca naquela forma de buraco que sua avó usava.
- Último descanso: Deixa a rosca crescer mais um pouco, uns 30 minutinhos.
- O toque final: Pincela a rosca com o ovo batido misturado com café. Isso vai dar uma corzinha especial.
- Forno nela: Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC e assa por uns 25-30 minutos.
- Verificando: Pra saber se tá pronto, faz o teste do palito. Se sair limpo, tá na hora de tirar do forno.
E aí, meu bem, com esses truques, vai ficar com aquele gostinho de rosca da roça que a gente ama! Ah, e se tiver forno à lenha, aí é que fica com gostinho de infância mesmo. Bom apetite!
❤️ Um sonho: rosca doce igual de padaria
Receita de rosca simples e fofinha com fermento seco
Meu bem, fazer rosca em casa é mais fácil do que parece, principalmente se você usar fermento seco. Esse é meu segredinho pra deixar a rosca bem fofinha.
Basicamente, você vai precisar de farinha, açúcar, sal, óleo, água morna e, claro, o fermento seco.
Junta tudo, mistura bem, e deixa a massa descansar. Depois é só modelar a rosca, deixar crescer mais um pouquinho e mandar pro forno. Fica uma delícia, daquelas que você come e quer mais!
Como dar toque da roça na rosca?
Agora, se você quer dar aquele gostinho de “feito na roça”, tenho uns truques bem bacanas. Primeiro, você pode usar açúcar mascavo ao invés do branco, dá um gostinho mais rústico.
Segundo, coloca um pouquinho de erva-doce ou canela na massa. Gente, isso dá um aroma que só por Deus! Outra coisa, na hora de assar, pincela um ovinho batido misturado com um pouquinho de café forte, pra dar aquela corzinha de rosca de vó, sabe?
E por último, nada de formas modernas, vai de forma de buraco mesmo, daquelas bem antigonas, se tiver.
Ah, e se puder, asse em forno à lenha, mas isso já é pra quem quer ir no nível hard de “toque da roça”.
E aí, gostou das dicas? Agora é só colocar a mão na massa e fazer aquela rosca caseira que vai deixar todo mundo com água na boca!