Torta Holandesa de Oreo
É uma torta de um jeitinho especial e super fácil que você precisa? Essa torta holandesa de Oreo é feita com uma borda de oreos, sorvete de baunilha, e uma ganache de chocolate deliciosa. Sendo uma sobremesa ideal para o seu verão e também para ocasiões especiais, porém sem trabalho algum.
Como fazer torta holandesa de Oreo?
- 405g de Oreos
- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
- ¼ xícara de chá de açúcar
- 1 ¼ xícaras de chá de creme de leite fresco
- 3 xícaras de chá de sorvete de baunilha
- 150g de raspas de chocolate meio-amargo
- CROSTA
- Bata 22 Oreos (ou bolacha similar) em um processador de alimentos ou liquidificador até formar uma farofa e despeje em uma tigela média.
- Com as mãos, misture a manteiga amolecida com os biscoitos triturados até ficar homogêneo.
- Espalhe a mistura numa forma redonda de fundo removível de 22-23cm de diâmetro, de maneira uniforme pelo fundo da forma até formar uma camada, mas sem fazer muita pressão no fundo da forma.
- Certifique-se de que não haja lacunas na crosta.
- Distribua os biscoitos restantes (cerca de 14) por toda a lateral da forma, mantendo uma distância mínima e uniforme entre eles. Se necessário, pressione todos os biscoitos nas bordas da crosta para que fiquem na vertical. Reserve.
- RECHEIO
- No liquidificador, bata o sorvete, o açúcar e ½ xícara de creme de leite fresco por cerca de 1 minuto.
- Despeje a mistura de sorvete na crosta de Oreo, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.
- Após esse tempo, prepare o ganache de chocolate combinando as gotas de chocolate com ¾ xícara do restante do creme de leite em uma tigela média e leve ao micro-ondas.
- Aqueça em intervalos de 30 segundos até que o chocolate derreta (cerca de 1-2 minutos, dependendo da potência do seu micro-ondas).
- Misture bem até obter uma mistura homogênea.
- Deixe esfriar um pouco e, ainda mole, despeje o ganache de chocolate sobre o recheio de sorvete e espalhe delicadamente até as bordas para criar uma camada lisa.
- Cubra o molde e coloque-o de volta no freezer.
- Cinco a dez minutos antes de servir, retire a forma do congelador, retire cuidadosamente a borda da fôrma e fatie a torta.
Se quiser, decore as fatias com frutas
Qual é a diferença da torta alemã e da torta holandesa?
Apesar dos nomes, a torta alemã e a torta holandesa são dois doces típicos brasileiros. Esses dois deliciosos doces são feitos à base de biscoitos, creme e chocolate, com diferentes variações irresistíveis de suas receitas (Como a torta holandesa de Oreo que aprendeu aqui).
Para diferenciar melhor essas duas receitas, podemos dividi-las da seguinte maneira: uma torta alemã se parece mais com um pavê, por possuir camadas de biscoitos entre o creme, enquanto as laterais das tortas holandesas são delimitadas por bolachas.
Qual é a origem da torta?
A história mais comum sobre a origem das tortas está relacionada com a Grécia Antiga, onde era usada como oferenda aos deuses, especialmente à deusa Ártemis, associada às plantações e à natureza. Naquela época, as tortas ofertadas a esta deusa eram redondas em uma alusão a lua, um dos símbolos de Ártemis.
Outras variações de torta holandesa
Aproveite e confira também a receita da versão tradicional da torta holandesa, ainda que de holandesa ela não tenha nada.