Revelamos o segredo do feijão da vovó para ficar tão gostoso e com um cheirinho que conquista
Sabe aquela comidinha simples, feita com amor e muito gostosa? Ela se chama feijão da vovó. Não tem comida melhor!
E sabia que você pode fazer esse feijão maravilha aí na sua casa para recordar os tempos de infância?
A gente te conta todos os truques e segredos do feijão da vovó a seguir. Vem ver.
Separe os ingredientes
A receita de feijão da vovó é bem simples de fazer e os ingredientes são bem acessíveis. Se não tiver tudo em casa, uma ida rápida a mercearia da esquina já resolve o seu problema.
Para começar, tenha em mãos o feijão (geralmente o carioca ou o preto, dependendo da região do Brasil em que você mora), alho, cebola e folhas de louro.
O truque vem agora: utilize alguma carne defumada para dar sabor e aroma ao feijão. Não precisa ser muito, apenas alguns pedacinhos.
Pode ser paio, linguiça calabresa ou mesmo bacon. Se você é vegetariano ou vegano, não se preocupe. O feijão da vovó também é para você.
Nesse caso, utilize pedacinhos de tofu defumado. Fica incrível.
Deixe o feijão de molho
Outro segredo do feijão da vovó é deixar os grãos de molho de um dia para o outro antes de ir para a panela.
Existem três bons motivos para isso: ele cozinha mais rápido, você economiza gás e, de quebra, ainda elimina antinutrientes que dão aquela sensação de peso no estômago e ainda geram gases.
Para isso, separe em uma bacia a quantidade de feijão que deseja cozinhar e despeje os grãos em uma mesa ou outra superfície plana.
Selecione os grãos bons daqueles que possam estar com buraquinhos ou bichinhos. Aproveite também para retirar pedrinhas e outras sujeiras que possam estar no meio do feijão.
Depois é só colocar o feijão de volta na bacia e preencher com água até cobrir. Deixe o feijão de molho por cerca de 12 horas.
Tempere e traga sabor ao feijão
Depois que o feijão já estiver cozido com as folhas de louro e bem macio (use a panela de pressão para isso) chegou a hora de fazer o tempero.
Não precisa inventar muito. O clássico refogadinho de alho e cebola já é perfeito.
Faça esse refogado em uma frigideira e quando estiver douradinho adicione uma concha de feijão.
Nesse momento, amasse o feijão com um amassador próprio ou usando a própria concha. Essa etapa é que garante o sabor do feijão da vovó.
Retorne esse refogado com feijão para a panela principal.
Adicione o sal e deixe ferver. Nesse momento você também pode optar por fritar rapidamente alguns pedaços de bacon e linguiça para acrescentar no feijão.
Espere o caldo engrossar e desligue. Está prontinho! Para conferir a receita completa do feijão da vovó, clique aqui.
E só mais uma dica: você pode fazer o feijão da vovó para congelar em marmitinhas. Assim poderá aproveitar essa receita delicia sempre que desejar.