Fermento vencido cresce bolo? 4 razões para NÃO usar
Utilizar ou não usar o fermento vencido? Muitas vezes ignoramos as datas de validades de produtos, especialmente quando percebemos o vencimento em meio à receita.
Contudo, saiba que isso pode prejudicar não apenas a qualidade do seu pão caseiro ou da sua massa de bolo caseiro, mas de outras receitas que levam o produto.
O fermento vencido também oferece outros prejuízos que você pode arcar ao encará-lo. Por isso, evite-o e, se necessário, recorra ao fermento natural caseiro.
1.Perda da potência de fermentação
Um dos motivos para não usar fermento vencido é que sua capacidade de produzir dióxido de carbono, responsável por fazer as massas crescer, é significativamente reduzida.
Isso pode resultar em uma massa que não se expande adequadamente durante o processo de cozimento. Ou seja: bolos e pães solados e com o gosto comprometido.
Desse modo, usar o fermento vencido nada mais seria do que um desperdício de todos os demais itens aplicados na receita.
2.Sabor desagradável
O fermento vencido tende a desenvolver um sabor desagradável e amargo. Ele, por sua vez, é repassado à receita.
Por isso, não usar fermento vencido é uma maneira de garantir que seus bolos, tortas e pães tenham o sabor adequado.
Dessa forma, a sua massa de pizza caseira não terá um sabor agradável!
3.Textura
O fermento atua não apenas no crescimento, mas também na textura das massas em que é aplicado.
Quando está vencido, ele tende a não fornecer a estrutura desejada à massa. Isso resulta em uma textura final que não é tão leve e fofa quanto deveria ser.
Dessa forma, o seu bolo de laranja não terá a textura esperada, ou seja, não estará fofinho e derretendo na boca. Ou o seu pão, não estará do jeito que deveria.
4.Risco à saúde
O fermento é um organismo vivo. Com o tempo, pode se deteriorar e desenvolver microrganismos indesejados.
Neste sentido, o uso de fermento vencido pode aumentar o risco de contaminação e causar problemas de saúde, como intoxicações.
Portanto, busque sempre observar as datas de validade dos produtos. Isso garante sua segurança alimentar. Caso não tenha informação delas, use truques que atestam a validade.
Como saber se o fermento está vencido?
Você não deve usar o fermento vencido por diversas razões. Por isso, é importante saber como descobrir se ele ainda está apto ao uso.
Uma das maneiras, é claro, é conferir a data de validade na embalagem. Contudo, caso tenha se apagado ou esteja em um recipiente que não o original, há outras formas.
A principal é adicionar uma colher de chá de fermento químico em um recipiente. Em seguida, adicione ½ xícara de chá de água quente sobre ele.
Se o fermento borbulhar, isso significa que ele ainda está bom para o uso. Em caso contrário, perdeu o poder de fermentação e deve ser jogado fora.