4 sinais de que a goma de tapioca está estragada
Comer goma de tapioca estragada é um risco para a sua saúde. Afinal, isso pode ser a porta de entrada para intoxicações alimentares.
Por isso, é de grande importância que você observe as condições do ingrediente para conferir se ele pode ser consumido ou não.
Igualmente, é crucial armazenar corretamente a goma. Com isso, é possível conservá-la por mais tempo e usá-la em diferentes receitas com tapioca.
1.Mudança na cor
Primeiramente, observe a cor da goma de tapioca para verificar se ela está estragada ou em condições de consumo.
A coloração da goma fresca é branca ou levemente translúcida. Caso você note uma mudança significativa na cor, como manchas amareladas ou esverdeadas, descarte.
2.Odor desagradável
O cheiro também é um indicador importante de deterioração e sinaliza se a goma de tapioca está estragada ou não.
Quando ela já não está ideal para o consumo, tende a apresentar um odor azedo ou rançoso. Por isso, use seu olfato para conferir a qualidade do ingrediente.
3.Mudança na textura
A textura da goma de tapioca deve ser elástica e suave. Portanto, ao notar que o ingrediente está pegajoso ou viscoso, opte por descartá-lo.
4.Presença de mofo ou bolor
Por fim, a formação de mofo ou bolor é um sinal claro de que qualquer tipo de alimento já não está em condições ideais de consumo.
Dessa forma, caso a goma de tapioca os apresente, saiba que ela está estragada e não deve ser consumida.
Certifique-se de examinar cuidadosamente a goma, especialmente em áreas onde ela possa reter umidade, que permitem a proliferação de fungos.
Como conservar a tapioca?
Para conservar o ingrediente, deixe-o em um pote com tampa, preferencialmente hermético. Mantenha-o longe da luz, da umidade e de variações de temperatura.
Guardá-lo na geladeira é uma opção, mas não é um cuidado obrigatório.
Quais são as melhores receitas para fazer com goma de tapioca?
Este é um ingrediente bastante comum em diferentes pratos, incluindo doces e salgados. Por isso, é versátil e pode dar origem a muitas delícias.
Para que as receitas realmente fiquem saborosas, é ideal que a goma de tapioca não esteja estragada. Em caso contrário, altera o sabor e coloca sua saúde em risco.
Destacam-se como preparos clássicos a tapioca de frango e a tapioca de doce de leite. São perfeitos para o café da manhã e lanche, assim como o misto quente de tapioca.
Ao juntar a tapioca com ovo, é possível fazer crepioca, proteica e nutritiva. A crepioca de banana com queijo é uma das favoritas dos fãs deste ingrediente.