Quanto tempo o milho de mungunzá na panela de pressão? Respondemos com as melhores receitas
Existe uma dúvida muito grande na hora de preparar o mungunzá, que é o tempo necessário que ele deve ficar na panela de pressão.
No entanto, existe um tempo recomendado, que é o mais adequado para que eles fiquem macios!
Mas, existem outros cuidados necessários para o seu preparo! Por isso, vamos te contar tudinho a seguir aqui no Receitinhas!
Qual a diferença de canjica para mungunzá?
Você sabia que existe diferença entre a canjica e o mungunzá? No entanto, a diferença é mais por conta da região do Brasil em que vivemos, ou seja, uma questão de ponto de vista e de cultura!
Em grande parte do Brasil, tanto o milho branco e o amarelo são conhecidos como canjica, porém em alguns estados, o amarelo é conhecido como canjiquinha.
Contudo, no Nordeste, o prato feito com milho branco é conhecido como o mungunzá. Enquanto, a canjica é utilizada no preparo de pratos salgados usando o milho amarelo.
Por isso, em regiões fora do Nordeste existe a confusão da diferença entre os grãos.
Cuidados no preparo do mungunzá
O mungunzá, para o Nordeste, e a canjica para as demais regiões no Brasil, necessita de alguns preparos antes de ser feita na panela de pressão, dentre eles temos:
Tempo de molho
Os grãos não podem ser cozidos antes de passar por um processo de molho, que deve durar, pelo menos 12 horas.
E a cada 4h, a água deve ser trocada por uma nova! E a última água antes de ser levada à panela de pressão, deve ser usada na pressão.
Adicionalmente, se a região for muito quente, faça o processo de molho na geladeira, para evitar que os grãos azedem devido ao calor
Lavagem dos grãos
Antes de colocar os grãos do milho do mungunzá no molho, faça uma boa lavagem com o auxilio de uma peneira.
Dessa forma, você consegue eliminar os grãos que não estão saudáveis, e as pequenas sujidades que já vem na embalagem.
E quanto tempo o milho do mungunzá deve ficar na panela de pressão?
Como os cuidados com o milho do mungunzá e o processo de molho você já aprendeu, está na hora de aprender sobre o cozimento.
Para isso, em uma panela de pressão que comporte os grãos e a água fria, leve ao fogo médio até iniciar a fervura.
Em seguida, feche a panela de pressão e deixe cozinhando por 1h em fogo baixo.
Se preferir, pode misturar água e leite na panela de pressão, mas cuidado com a quantidade para não interferir no cozimento.
Sugestões de receitas de mungunzá para você escolher!
Por fim, com o mungunzá cozido e bem molinho, vamos às sugestões de receitas? Por isso, confira as nossas escolhas a seguir: