Abará
Só quem já comeu uma receita de abará sabe o quanto ele pode ser marcante e saboroso. Não é mesmo? Um dos sabores mais deliciosos que provará na sua vida! E o melhor de tudo é que pode ser feito de forma simples e descomplicada. Sem muitos ingredientes. Vamos para o modo de preparo?
Como fazer abará?
- 500 gramas de feijão-fradinho
- 2 cebolas grandes
- 1 colher de gengibre ralado
- 300 gramas de camarão defumado moído
- 1 xícara de azeite-de-dendê
- 5 dentes de alho moídos
- Sal a gosto
- Triture o feijão no liquidificador e lave bem em água corrente para remover a casca, deixe de molho na água por 6 horas.
- Moa o restante dos ingredientes no liquidificador para formar uma pasta.
- Acrescente a massa com camarão no feijão e adicione o azeite de dendê, mexa bem com o auxílio de uma colher de pau.
- Enrole a massa em folhas de bananeira e cozinhe no vapor.
Qual a diferença de abará e acarajé?
Ambos os pratos típicos são produzidos em feijão fradinho. No entanto, o acarajé é amplamente frito em azeite de dendê e fica com uma crostinha super crocante. Enquanto isso, o abará é assado em banho maria dentro de uma folha de bananeira.
O que é abará no candomblé?
Esta receita é bastante utilizada em rituais de santos para o Candomblé, onde se faz uma massa de feijão com camarão e azeite de dendê e que deve ser cozida em banho maria em folhas de bananeira.
Como come abará?
Geralmente, pode ser comido puro, como se fosse um lanche ou, quem sabe, como se fosse acompanhamento em outros pratos salgados, como camarão na manteiga, que também é uma delícia.
E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente para a equipe do Receitinhas.