Bolo pé de moça
Receita de bolo de pé de moça que é irresistível! Fica com a massa mais fofinha e o melhor de tudo é que não usa muitos ingredientes durante o modo de preparo! Tudo de bom! Por ser bem rápido, estará pronto em poucos minutos, ideal para agradar a visita que chegou em cima da hora!
Como fazer bolo de pé de moça?
- 2 xícaras de amendoim torrado sem pele e moído;
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 xícara de leite;
- 4 ovos;
- 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
- Para a cobertura:
- 1 lata de leite condensado;
- 2 colheres (sopa) de manteiga;
- 1 xícara de amendoim torrado e moído.
- Começando pelo bolo: Vamos começar colocando a manteiga e o açúcar na batedeira e batendo bem até ficar um creme clarinho.
- Em seguida, adicione os ovos, um por um, sem pressa, batendo sempre.
- Intercale o leite com a farinha de trigo e o amendoim moído, sempre misturando com carinho.
- Ah! Não esqueça do fermento, viu? Misture ele por último.
- Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio, preaquecido, por uns 30 minutinhos. Fica de olho, quando espetar um palitinho e sair limpinho, tá pronto.
- Agora a cobertura, o toque especial: Em uma panela, coloque o leite condensado e a manteiga. Mexa sem parar em fogo baixo até dar o ponto de brigadeiro mole.
- Desligue o fogo e acrescente o amendoim moído, mexendo bem.
- Derrame essa delícia em cima do bolo e espalhe bem.
Prontinho, meu bem! Sirva esse bolo de pé de moça ainda quentinho e se joga na gostosura! E ó, se sobrar um pedacinho, guarda pra mim, tá? (Risos)
BOLO DE PÉ DE MOLEQUE TÃO GOSTOSO QUANTO ❤️🔥
Por que chama pé de moça?
Querido! Você já ouviu aquela história de “isso tem pé e cabeça”? Pois é, o “Pé de Moça” não ficou de fora! O nome é uma variação do “Pé de Moleque“, que já é famoso por aí.
Só que, ao invés de ter apenas o amendoim, a moça (a receita, claro!) resolveu se vestir com mais glamour e levou uma cobertura de leite condensado! É uma delicadeza, igual uma moça. Por isso o nome!
Como surgiu o pé de moça?
A história é um pouquinho nebulosa, mas o que se comenta é que, em algum momento, alguém quis dar uma “enfeitada” no tradicional pé de moleque, sabe? O toque feminino da receita veio com a cobertura cremosinha. E pronto, nasceu o pé de moça!
Qual a validade do pé de moça?
Olha, querido, aqui em casa ele mal dura um dia! (Risos) Mas, falando sério, geralmente fica bom por uns 5 a 7 dias guardadinho em um pote fechado, longe da umidade.
Pode congelar pé de moça?
Pode sim, viu? Se bem embalado, o pé de moça pode ficar no congelador por até 3 meses. Mas lembra de descongelar na geladeira antes de devorar!
Quantas calorias tem um pé de moça?
Ai, ai… essa pergunta doí no coração, viu? Dependendo do tamanho e dos ingredientes, um pedacinho pode ter entre 80 e 120 calorias. Mas ó, de vez em quando a gente merece esse carinho na alma, né?