Churrasco gaúcho tradicional
Está com vontade de comer churrasco gaúcho tradicional? Aprenda a como fazer esta receita caseira com o melhor tempero para valorizar a sua carne bovina e arrasar com a família! Todo mundo vai amar e combina super bem com uma farofinha crocante. Inclusive, aqui no Receitinhas contamos com vários modos de preparo de acompanhamentos!
Como fazer churrasco gaúcho tradicional?
- 1 kg de costela bovina
- 1 limão
- 1 xícara de sal grosso
- 1 cebola picada
- 10 dentes de alho triturados
- Pese a sua costela, se possuir 2 kg, por exemplo, use o dobro de ingredientes.
- Aplique os temperos sobre a carne, deixe marinar por cerca de 1 dia.
- Faça o fogo à lenha ou carvão com um “buraco” no centro.
- Deixe o fogo baixo.
- Adicione a costela no meio do buraco e deixe assar e defumar.
- Cuidado para que o fogo não fique muito forte, ele precisa ficar baixo para assar aos poucos e fazer a costela desmanchar.
Prepare com tempo! Dependendo do tamanho da costela, precisará de 6 a 8 horas para assar!!
Como é o tradicional churrasco gaúcho?
Diferente de muitas regiões brasileiras que usam diversos temperos na carne, os gaúchos preferem algo mais natural para não perder o sabor da proteína, Dessa forma, é comum que usem apenas o necessário, que é o sal, limão e pimenta.
Alguns, entretanto, podem incrementar a carne com cebola e alho, mas nada além disso. A carne geralmente é assada a fogo de chão, para que fique com aquele gostinho de defumada que a gente ama!
O que não pode faltar em um churrasco gaúcho?
A costela é uma das principais carnes que não podem faltar em um churrasco gaúcho. No entanto, também é comum que se use carnes de cordeiro, frango e outros tipos, fica a seu critério e gosto!
Aprenda a fazer esta deliciosa costela ao fogo de chão!