Gorgonzola caseiro
A receita de queijo gorgonzola caseiro é uma das mais gostosas do mundo! Com ele, você pode fazer vários pratos gourmets, como é o caso do molho de gorgonzola, que combina super bem com nhoque, massas… Use a sua criatividade!
Como fazer queijo gorgonzola caseiro?
- 10 litros de leite fresco
- 1/4 de colher de chá de culturas mesofílicas (essas são bactérias boas que vão ajudar a fermentar o leite, viu? Você encontra em lojas de produtos para fazer queijo ou pela internet)
- 1/4 de colher de chá de Penicillium roqueforti (é o mofo que dá o sabor característico do gorgonzola, você encontra no mesmo lugar que as culturas mesofílicas)
- 1/4 de colher de chá de coalho líquido
- 1 colher de sopa de sal
- Aqueça o leite a 32°C numa panela grande. Adicione as culturas mesofílicas e o Penicillium roqueforti, mexendo bem. Deixe descansar por 1 hora para as bactérias começarem a trabalhar.
- Adicione o coalho e mexa bem. Deixe o leite descansar por mais uma hora, até formar uma coalhada firme.
- Corte a coalhada em cubos de 1 cm e deixe descansar por 5 minutos.
- Agora, mexa suavemente a coalhada enquanto aumenta a temperatura para 37°C. Isso vai levar uns 30 minutos.
- Continue mexendo por mais 30 minutos, depois deixe a coalhada descansar por 5 minutos.
- Escorra a coalhada e misture o sal.
- Coloque a coalhada numa forma de queijo e pressione com um peso de uns 4kg por 12 horas.
- Depois disso, retire o queijo da forma e deixe maturar num lugar frio e úmido (cerca de 10°C e 85% de umidade) por 3 meses. Vire o queijo todos os dias durante as primeiras 2 semanas, depois vire uma vez por semana, o mofo se cria neste processo.
Lembre-se, esse processo leva um bom tempo, mas o resultado é uma delícia! Bom preparo, querida! Não desista.
Por que o mofo do queijo não faz mal?
Oi minha querida, sabe o que é? Existem alguns tipos de mofo que são inofensivos e até desejáveis em certos queijos, como o gorgonzola e o roquefort.
Eles são responsáveis pelo sabor único desses queijos e são completamente seguros para comer. Esses mofos são colocados lá de propósito durante o processo de fabricação do queijo.
Pode tirar a parte mofada e comer o resto?
Agora, se o mofo aparecer em um queijo que não é pra ter mofo, como uma mussarela ou um prato, é melhor tomar cuidado. Em alguns casos, você pode cortar a parte mofada e comer o resto, mas só se o queijo for duro ou semiduro.
Nesses queijos, o mofo não consegue penetrar muito. Mas se o queijo for macio, o mofo pode ter se espalhado por todo o queijo, mesmo que você não veja. Aí é melhor jogar fora, viu?
Pode cortar a parte mofada do queijo?
Pode sim, desde que o queijo seja duro ou semiduro, como eu falei. Mas faça um corte generoso ao redor do mofo, pelo menos 1 centímetro, pra ter certeza de que tirou tudo.
E sempre lave a faca depois pra não contaminar o resto do queijo. Segurança na cozinha nunca é demais, né minha filha?