Mungunzá com feijão
Hoje você vai aprender a preparar uma deliciosa receita de mungunzá com feijão. Muito conhecido em todo o Brasil, talvez você o conheça por outro nome. Isso porque nas regiões sul e sudeste ele é conhecido por canjica. Além do mais, o seu modo de preparo pode ter variações conforme o Estado. Dito isso, siga a leitura e aprenda a preparar essa iguaria!
Como fazer mungunzá com feijão?
- 500 g de mungunzá (milho de canjica)
- 500 g de feijão mulatinho
- 1 linguiça calabresa
- 1 linguiça paio
- 500 g de costelinhas de porco
- 500 g de charque dessalgado
- 300 g de toucinho defumado e frito
- Coentro a gosto
- 1 cebola picada
- 5 dentes de alho picados
- Sal e pimenta a gosto
- Deixe de um dia para outro de molho as carnes salgadas.
- Deixe também de molho de um dia para o outro e o milho de mungunzá.
- No dia seguinte, coloque para cozinhar o milho até que fique macio.
- Em outra panela coloque o feijão juntamente com as carnes já dessalgadas a calabresa e o paio.
- Deixe o touchinho frito reservado.
- Quando o milho e o feijão estiverem cozidos, junte tudo numa panela maior.
- Adicione o toucinho, verifique o sal, e acrescente a pimenta a gosto..
- Por último, em uma frigideira refogue o alho com a cebola até começar a dourar e adicione também a panela, juntamente com o coentro.
- Misture bem e está pronto para servir.
Finalize com bacon bem fritinho.
Assim, antes de passarmos ao modo de preparo, queremos te deixar mais algumas dicas de pratos afro brasileiros que são tão gostosos quanto este. Por exemplo, você pode apostar no angu de bacon, ou no bobó de camarão na moranga.
Além dessas, aqui no Receitinhas, você encontra entradas, acompanhamentos, sobremesas, bebidas e muito mais para deixar o seu momento gastronômico perfeito e completo.
Portanto, agora basta conferir os ingredientes e seguir os passos da receita. Desejamos um bom apetite, e esperamos te ver em breve para mais dicas de culinária.
Como era feito o mungunzá antigamente?
Antigamente, o mungunzá era feito de forma mais tradicional e artesanal. O milho branco era deixado de molho na água por algumas horas ou até mesmo de um dia para o outro.
Em seguida, era cozido lentamente em uma panela com água, leite de coco, açúcar, canela e cravo. A mistura era mexida constantemente para garantir um cozimento uniforme e evitar que grudasse no fundo da panela. O resultado era um mungunzá cremoso e aromático, perfeito para ser servido quente.
O que é mungunzá no Maranhão?
No Maranhão, o mungunzá é uma preparação culinária típica e muito apreciada. É feito com milho branco, cozido em água, leite de coco e açúcar. Por vezes, é adicionado também canela em pau e cravo-da-índia para dar sabor.
O mungunzá no Maranhão é uma sobremesa reconfortante e deliciosa, sendo consumido tanto quente quanto frio. É comum encontrá-lo em festas juninas e em outras celebrações tradicionais da região.