Vamos te contar o segredo para deixar o pudim bem LISINHO e de brinde te dar uma receita impecável
Pudim lisinho ou pudim com furinhos: de qual lado você está? Se você é do time que gosta do pudim com a textura lisinha e homogênea, então esse post é para você.
Isso porque não existe mágica, nem rezo para deixar o pudim lisinho. O que existe na verdade é um belo de um truque para o doce ficar com essa textura.
Quer descobrir? Então vem!
Pudim: um clássico nas mesas brasileiras
Almoço de domingo sempre tem um pudim de sobremesa. Pode ser o clássico sabor de leite condensado ou variações, como o pudim de leite e maracujá ou o pudim de leite e laranja.
O importante é garantir o doce para fazer a alegria de toda a família.
E essa tradição já dura séculos. Isso porque, reza a lenda, que o pudim foi inventado pelos portugueses no século XVI.
Aqui, no Brasil, entretanto, o doce apareceu documentado oficialmente na história apenas em 1840 quando a receita foi publicada no livro “O Cozinheiro Imperial”.
Na época, o pudim era feito de nata. Foi só muitos anos mais tarde que a iguaria passou a ser feita com leite condensado e ganhar o sabor que conhecemos hoje.
Dia do Pudim
O pudim é uma sobremesa tão querida por aqui que ganhou até um dia especial, sabia disso? Pois é!
O Dia Nacional do Pudim é comemorado em 22 de maio. Agora você já sabe o que preparar nessa data.
Qual o segredo do pudim lisinho?
Mas vamos a pergunta que não quer calar: afinal, como deixar o pudim lisinho?
O grande segredo do pudim lisinho é não bater demais a massa. Os ingredientes devem ser incorporados delicadamente e aos poucos.
Isso porque o grande responsável pelos furinhos no pudim é o ar. E quanto mais você agita a massa, mais bolhas de ar serão formadas.
Você pode usar o liquidificador para bater o pudim…
Mas, nesse caso, não bata por mais de 1 minuto.
Em seguida, deixe o pudim “descansar” para eliminar a espuma e o ar. Enquanto isso, vá preparando a calda de caramelo.
Na hora de transferir a massa do pudim para a assadeira utilize uma peneira. Assim nenhuma bolha de ar resiste e o seu pudim ficará bem lisinho.
Coloque o pudim para assar em fogo baixo. O tempo de forno varia de acordo com o seu fogão, mas, em média, o doce leva cerca de 1h40 para chegar na textura ideal que deve ser firme e cremosa.
Após esse tempo, deixe-o esfriar, desenforme e leve a geladeira antes de servir.
Teste essa receita
Você pode fazer um pudim lisinho a partir de qualquer receita, já que o modo de preparo é o que determina a textura do doce.
Mas para te ajudar a testar esse truque hoje mesmo, nossa dica para você é essa receita de pudim leite com coco e ameixa.
Apenas faça!