Você sabia que não pode lavar frango? Você precisa ler esse alerta AGORA e fazer da forma certa!
Muitas pessoas possuem certos hábitos para higienização de carnes, mas não pode lavar frango, existe o risco de contaminação por diversas bactérias.
Por isso, é muito importante que você saiba a forma correta para higienizar carnes, em especial o frango, que pode levar riscos para a saúde e de toda a família.
Saiba aqui no Receitinhas como fazer, e tire suas dúvidas!
Porque não pode lavar o frango?
Um dos principais motivos pelo qual não pode lavar o frango é que ele pode trazer contaminação para a sua pia, utensílios, paredes, roupas e tudo que tiver contato com a sua água.
Adicionalmente, existem inúmeras bactérias que se proliferam nos alimentos crus, e que aceleram a produção em contato com a água.
As principais bactérias encontradas em alimentos crus, em especial o frango, são:
- Campylobacter;
- Escherichia coli;
- Salmonella.
Elas podem causar diversos sintomas, entre os mais comuns estão:
- Vômito;
- Febre;
- Diarreia;
- Desidratação;
- Arrepios;
- Dores de cabeça;
- Dores abdominais.
Essas bactérias são as principais responsáveis pelos casos de intoxicação alimentar, e o tratamento pode envolver antibióticos, remédios para regulação da flora intestinal e redução dos vômitos, além do soro por conta da desidratação.
Por isso, o melhor é ter muito cuidado ao manusear alimentos crus, e entender que não pode lavar frango.
Quais os cuidados para manipular o frango cru?
São inúmeros cuidados que devem ser tomados para manipular o frango para reduzir o risco de contaminação, que se inicia na hora de descongelar.
Conheça os principais cuidados:
- Não congele em potes abertos, escolha vasilhas com tampa para descongelar o frango;
- Não coloque o frango de molho direto na água para descongelar;
- Cuidado ao dispensar a água do descongelamento;
- Lave com água quente todos os objetos utilizados para o corte e limpeza do frango;
- Não utilize esponjas para limpar os objetos, pois haverá proliferação de bactérias;
- Além dos objetos, a pia/bancada, mãos e chão (se for necessário) deve ser higienizado com vinagre, limão ou água sanitária.
Além disso, o consumo só deve ser feito com a carne bem cozida, o alimento não pode ser consumido mal passado como outras carnes.
Adicionalmente, você pode colocar o frango por alguns minutos de molho no vinagre ou no limão, para tirar um pouco o gosto acentuado que ele possui.
Por fim, caso queira temperar e armazenar, não esqueça de etiquetar, para não correr o risco de consumir carne fora da validade, que é de 12 meses, a partir da primeira data de congelamento.