bolo de milho de São João
User Review
( votes)A receita de bolo de milho de São João é zero defeitos! Eu não aguento para chegada de junho para preparar esta delícia sempre que alguma visita aparece na minha casa. Vem comigo que vou te ajudar com o modo de preparo: é mega prático, ok? Vale a pena conhecer e fazer ao menos uma vez.
Como fazer bolo de milho de São João?
- Bata o milho no liquidificador e adicione o leite, ovos, banha de porco e açúcar.
- Coloque uma pitada de sal para realçar o sabor (opcional).
- Leve a mistura para uma vasilha e adicione o trigo peneirado.
- Acrescente o fermento, asse em forno pré-aquecido em 180 graus por cerca de 40 minutos.
- Coma quentinho, a banha de porco dará um toque especial ao bolo morninho 🙂.
A banha de porco não combina com o bolo por muitos dias, o ideal é que seja feito e comido no mesmo dia, quando for receber as visitas, por exemplo. Se preferir, troque por 1 xícara de óleo, que deixa o bolo macio mesmo quando frio, por alguns dias.
BOLO DE MILHO COM GOIABADA DE FESTA JUNINA
O que é feito de milho na festa junina?
Menina, nas festas juninas, o milho é rei! Temos o milho cozido que já falamos, a pamonha, que é um tipo de massa de milho cozida bem gostosa. Também tem a canjica, feita com o milho branco e leite condensado. E o nosso querido bolo de milho, que é um sucesso!
Como os índios fazem bolo de milho?
Os índios fazem uma versão simples e deliciosa do bolo de milho. Eles moem o milho, misturam com água e sal e depois assam na chapa quente ou nas brasas. Não leva nem ovo, nem leite, mas fica uma delícia!
Qual é a origem do bolo de milho?
O bolo de milho é uma receita que vem dos nossos índios. Eles já faziam um tipo de bolo com o milho, que depois foi adaptado pelos portugueses com a adição de ingredientes como ovos, leite e açúcar. Hoje, é uma tradição nas nossas festas juninas e um símbolo da culinária brasileira.