Bolinho de bacalhau sem trigo
User Review
( vote)Receita de bolinho de bacalhau sem trigo que não tem glúten e é uma das melhores coisas que vai provar nesta vida, tá ok? Sirva esta delícia como aperitivo ou até mesmo como prato principal durante o seu almoço, para acompanhar um arroz branco soltinho.
Como fazer bolinho de bacalhau sem trigo?
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado (deixo de molho de um dia para o outro e troco a água algumas vezes)
- 4 batatas médias cozidas e amassadas (como se fosse para purê)
- 2 ovos
- 1 cebola picadinha
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- Salsinha e cebolinha a gosto, bem picadinhas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto (cuidado com o sal, o bacalhau já é salgadinho)
- Óleo para fritar
- Misturar Ingredientes: Em uma tigela grande, misturo o bacalhau desfiado com as batatas amassadas, formando uma massa. Adiciono os ovos, a cebola, o azeite, a salsinha, a cebolinha, e tempero com sal e pimenta. Misturo tudo muito bem.
- Modelar os Bolinhos: Com as mãos (passo um pouquinho de óleo para não grudar), pego porções da massa e faço bolinhos. Gosto deles pequenos e redondinhos, mas você pode fazer do formato que preferir.
- Fritar: Aqueço bastante óleo em uma frigideira funda. Quando estiver bem quente, coloco os bolinhos para fritar. Faço isso em etapas para não encher demais a frigideira e o óleo não esfriar. Frito até ficarem douradinhos e crocantes.
- Escorrer: Retiro os bolinhos e coloco em um prato com papel toalha para tirar o excesso de óleo.
Esses bolinhos de bacalhau são uma delícia e o melhor de tudo: sem trigo e sem glúten! Ficam ótimos como petisco ou acompanhamento. Aqui em casa todo mundo adora!
🙂 HMMM: Bolinho de bacalhau com batata
Como fritar bacalhau sem desmanchar?
Fritar bacalhau sem que ele desmanche requer alguns cuidados simples, mas eficazes. Primeiramente, é crucial dessalgar o bacalhau corretamente, deixando-o de molho em água na geladeira por 24-48 horas, trocando a água algumas vezes.
Após dessalgar, seque bem as postas com papel toalha. Isso ajuda a manter a integridade da carne durante a fritura.
Antes de fritar, passe levemente o bacalhau na farinha de trigo. Essa camada fina de farinha cria uma barreira que protege a carne, evitando que ela se desfaça no óleo quente. Além disso, a farinha ajuda a criar uma crosta crocante e dourada.
Ao fritar, use óleo suficiente para cobrir as postas e certifique-se de que ele esteja bem quente, mas não fumegante. Coloque as postas cuidadosamente no óleo e não mexa muito para não quebrá-las. Vire-as uma vez apenas, usando uma espátula larga.
Assim que estiverem douradas, retire do óleo e coloque sobre papel toalha para remover o excesso de gordura. Com essas dicas, o bacalhau ficará inteiro, crocante por fora e macio por dentro.
Mais alguma dúvida de como preparar bolinho de bacalhau sem trigo?