4 dicas para escolher abacates maduros
Saber como escolher abacates é uma forma de garantir o uso rápido do ingrediente, sabor e qualidade.
Afinal, quem nunca comprou a fruta e, ao chegar em casa, percebeu que estava verde ou, pior, passado do ponto? Isso pode ser bastante frustrante.
Para que suas receitas com abacate tenham o sabor esperado, é crucial que a fruta esteja em bom estado. É possível descobrir isso com alguns truques simples e eficazes.
1.Observe a coloração da casca do abacate
Ao ir ao mercado escolher um abacate, a primeira dica é conferir a cor da casca da fruta. Embora ela possa variar de acordo com a variedade, dá indícios sobre o estado interior.
Um bom abacate terá uma cor uniforme ao longo de toda a extensão da casca. Ela geralmente é escura, podendo variar entre verde e roxo.
Evite abacates com manchas escuras, portanto. Isso pode indicar que a fruta já passou do ponto e que não está ideal para o consumo.
2.Confira a textura da fruta
Além da cor da fruta, escolher abacates requer a conferência da textura da casca. Por isso, dê uma leve pressionada com as pontas dos dedos.
Um abacate maduro cederá ligeiramente à pressão, mas não deve estar excessivamente mole. Isso indicaria que ele já passou do ponto.
Por outro lado, caso ainda esteja duro e não ceda em nada ao toque, o abacate está verde. Assim, requer a espera de alguns dias para que esteja pronto ao consumo.
3.Remova o cabinho
Outro truque especial para escolher abacate é remover o cabinho que fica na parte superior da fruta.
Caso o cabo se solte facilmente ao ser levemente girado, é provável que o abacate esteja maduro. Se ele estiver difícil de remover, deve estar verde.
4.Verifique a área exposta pela retirada do caule
Por fim, ao escolher abacates também verifique a parte que fica exposta após a retirada do cabinho da fruta.
Essa região, que nada mais é do que parte da polpa da fruta, deve estar verde clara ou amarelada. Caso esteja marrom, a fruta passou do ponto.
Quais receitas fazer com abacate?
O abacate é uma fruta extremamente nutritiva, que conta com diversas vitaminas e óleos importantes para o bom funcionamento do organismo.
Agora que você já sabe escolher abacates, não deixe de utilizá-los no dia a dia. A guacamole é uma opção para o café da manhã ou lanche, bem como salada no almoço.
Já o picolé de abacate é refrescante, uma sobremesa saudável. A salada com abacate