Como temperar feijão e deixar com caldo grosso que todo mundo ama
Saber como temperar feijão faz toda a diferença. Este prato clássico da culinária brasileira é um dos favoritos em muitos lares ao redor do país.
Um dos aspectos mais apreciados é o caldo grosso e cheio de sabores que acompanha os grãos. E você pode replicá-lo na sua casa com dicas simples!
Acompanhe o Receitinhas e veja dicas para temperar sua receita e, também, para deixá-la com aquele caldo apetitoso e cheio de nutrientes!
3 Dicas de como temperar o feijão
Existem diversas formas de dar sabor ao feijão, pois estão à disposição diversos temperos naturais e industrializados, legumes, verduras e carnes que combinam com o prato.
Na hora de temperá-lo, dê preferência aos ingredientes naturais. Com isso, você evita conservantes e também traz mais sabor e nutrientes ao seu caldo de feijão.
Veja algumas dicas de como temperar o feijão de forma simples e com muito sabor:
- Escolha carnes e embutidos como bacon, linguiça calabresa, paio ou costelinha que trazem um sabor defumado e irresistível ao caldo. Nas opções vegetarianas, considere usar cogumelos ou legumes defumados;
- Além da cebola e do alho, outros legumes contribuem para o sabor e a textura. Cenoura, tomate, pimentão e salsão trazem um toque de frescor e equilíbrio ao prato. Assim, pique-os em pedaços médios e adicione-os ao cozimento do feijão;
- Ao longo do cozimento, prove o caldo e ajuste o tempero conforme o seu gosto. Se sentir que falta um pouco de sal, adicione-o com cuidado para temperar o feijão, lembrando que é sempre melhor adicionar aos poucos do que correr o risco de salgar em excesso.
🍛 Outras formas de fazer feijão: Feijão tropeiro baiano com banana
3 Dicas para fazer um caldo de feijão grosso e saboroso
Agora que você já sabe como temperar o feijão, chegou o momento de descobrir os segredos de como obter um caldo grosso e nutritivo!
Bata ou amasse parte dos grãos
Uma das técnicas mais eficazes para engrossar o caldo do feijão é bater ou amassar uma parte dos grãos durante o cozimento.
Após o feijão estar cozido e macio, retire uma concha ou duas dos grãos cozidos e bata-os no liquidificador ou amasse-os com um garfo. Retorne-os à panela.
Utilize farinha de mandioca
Quando o feijão estiver quase pronto, adicione gradualmente farinha de mandioca à panela, mexendo bem para evitar grumos.
Dessa forma, ela se dissolverá e deixará o feijão com caldo grosso.
Cozimento longo em fogo baixo
Um dos segredos para obter um caldo grosso e saboroso é o cozimento lento e paciente.
Por isso, deixe o feijão cozinhar em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada.
🍛 Aprenda agora como fazer: Sopa de feijão com carne e macarrão